Solicitação de exames passa a ser realizada exclusivamente por prestadores

Solicitante deve registrar pedido diretamente no Webplan, novo sistema do Ipasgo Saúde, em substituição ao Saat. Beneficiários não devem ser encaminhados às unidades da instituição ou aos locais de exames para realização deste tipo de procedimento

Foto: Ricardo Pojo

 

Por Giselle Vanessa Carvalho

A partir de agora, prestadores do Ipasgo Saúde passam a realizar processo de solicitação de exames exclusivamente pelo sistema WebPlan, em substituição ao antigo Sistema de Autorização de Atendimentos (Saat). A mudança, que abrange tanto médicos credenciados quanto não credenciados, é obrigatória para todos os profissionais que precisam emitir pedidos de exames para os beneficiários da instituição.

De acordo com as novas diretrizes, os beneficiários do Ipasgo Saúde não devem mais ser encaminhados ao Multiatendimento, regionais, postos e unidades Vapt Vupt para a emissão de guias, nem orientados a comparecer diretamente aos locais de realização de exames. O processo correto exige que o próprio médico solicitante emita o pedido pelo WebPlan. “Estamos aprimorando nossos processos para que o atendimento seja mais ágil e eficiente. Com o novo sistema, o médico é o responsável por emitir o pedido de exame diretamente, o que diminui o tempo de espera e facilita a vida do nosso beneficiário”, avalia o presidente do Ipasgo Saúde, Vinícius Luz.

O novo fluxo de solicitação exige que o médico, ao acessar o WebPlan, selecione o perfil de “Médico ou Prestador PF” e utilize a opção “Solicitação de Exames”, na seção “Guia”. Para facilitar a adaptação ao novo sistema, o Ipasgo Saúde disponibilizou vídeos tutoriais, que podem ser acessados, via Portal do Prestador, tanto por médicos credenciados quanto por aqueles que não possuem vínculo direto com a instituição. As orientações também estão disponíveis no canal do Ipasgo Saúde no Youtube

Para o presidente do Ipasgo Saúde, essa é uma etapa fundamental para garantir a fluidez e a adaptação ao novo sistema. “Estamos empenhados em oferecer todo o suporte necessário para que nossos parceiros possam se familiarizar com a nova plataforma. Essa atualização faz parte de um esforço maior para modernizar nossos sistemas e oferecer um serviço cada vez mais ágil e de qualidade. Queremos facilitar o atendimento e proporcionar uma experiência mais eficiente tanto para os médicos quanto para os pacientes. Acreditamos que essas mudanças trarão benefícios para todos os envolvidos,” acrescenta Vinícius Luz.

Suporte
Os médicos podem acessar o WebPlan por meio do Portal do Prestador, no site do Ipasgo Saúde. Já os médicos não credenciados, devem clicar aqui. Em caso de dúvidas, além dos vídeos tutoriais e dos manuais, a rede credenciada conta, desde o dia 29 de julho, com a Central de Atendimento ao Prestador, que pode ser acionada por meio do telefone 0800 333 1212. 

Para dúvidas sobre autorizações de urgência, o call center funciona 24 horas por dia. Para outros assuntos, como faturamento, recursos de glosa, pagamentos, credenciamento e auxílio no uso do novo sistema de gestão do plano de saúde, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, exceto em feriados. 

Além do atendimento telefônico, os prestadores também têm à disposição um serviço de chat, disponível no Portal Facplan. Esse serviço especializado no relacionamento com as pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços aos quase 600 mil beneficiários do Ipasgo Saúde é inédito na história da instituição, que em outubro completa 62 anos de existência.

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