Ipasgo Saúde retoma envio de coparticipações

Sistema volta a operar com novo calendário de faturamento e pagamento. Fatura de fevereiro de 2025 estará disponível a partir das às 18 horas desta sexta-feira, 4 de abril, com pagamento até dia 15 do mesmo mês

Foto: Ricardo Pojo

Por Gabriela Macêdo

 

O Ipasgo Saúde informa que, a partir das 18 horas do dia 4 de abril, os beneficiários terão acesso ao extrato e fatura de coparticipação, referência fevereiro/2025, por meio do Portal do Beneficiário. Os documentos serão enviados por e-mail com vencimento no dia 15 de abril.

Para os beneficiários que utilizam o débito em conta, a forma de pagamento continua no mesmo modelo vigente, ou seja, o  valor continua a ser processado diretamente pelo banco. Já os que preferirem boleto bancário poderão emitir o documento no Portal do Beneficiário, onde poderá ser feita a conferência de valores.

Os beneficiários que usam débito automático terão lançamentos separados para a mensalidade e para a coparticipação, para melhor conferência dos valores. Ou seja, as faturas seguirão um calendário fixo: os extratos estarão acessíveis sempre no dia 1º de cada mês e o pagamento será realizado até o dia 10.

O pagamento da primeira parcela deve ser realizado até o dia 15 de maio. As cobranças estavam suspensas por causa de mudanças no sistema do Ipasgo, uma exigência da ANS. Em carta enviada aos beneficiários, o presidente do Ipasgo Saúde, Bruno Magalhães D´Abadia explicou o período de suspensão.

Parcelamento
Já os valores de coparticipação referentes ao período que ficaram suspensos desde 2024, serão parcelados. O parcelamento estará disponível no dia 5 de maio com as seguintes opções: 

“Lamentamos os transtornos causados. A mudança nos sistemas foi uma exigência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), à qual o Ipasgo Saúde passou a ser regulado em 2024. A adesão à ANS vai proporcionar, em um futuro bem próximo, maior oferta de atendimento, ampliação de direitos, mais transparência, segurança e, principalmente, qualidade no serviço de saúde.” 

Desde de que aderiu a ANS, o Ipasgo Saúde passou a cumprir exigências regulatórias como, regras contábeis, capital base, provisões técnicas e ativos garantidores. As medidas para adequação da instituição às novas legislações incluem melhorias na governança e na gestão do plano, além de  ajustes financeiros e modernização de sistemas operacionais. Foram estabelecidas também novas regras de negócio, como, por exemplo, a desvinculação do atendimento ao pagamento das coparticipações, novos prazos de auditoria e a adoção do boleto como opção de pagamento. 

Saiba Mais
A coparticipação é uma contribuição de parte dos custos de consultas, exames e procedimentos realizados. No Ipasgo Saúde, o valor cobrado pelo beneficiário é fixado em 30% do valor gasto.  A normativa é regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão do Federal que regula os planos de saúde do Brasil. 

Em 2023, o Ipasgo Saúde deixou de ser uma autarquia e se tornou um Serviço Social Autônomo (SSA), personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Como a mudança, passou a ser obrigatório que a instituição se submeter às regras que a ANS impõe ao mercado de saúde suplementar, pois, em termos legais, o plano de saúde não pode operar no mercado brasileiro sem regulação da agência.
Dúvidas sobre a coparticipação

Os beneficiários que tiverem dúvidas acerca das coparticipações, basta entrar em contato com a Central de Atendimento ao Beneficiário do Ipasgo Saúde pelo telefone 0800 062 1919. Também é possível tirar as dúvidas de forma presencial nas regionais. A Central funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, para oferecer suporte e solucionar dúvidas do plano de saúde.

O serviço abrange o agendamento de consultas, atualização de dados cadastrais, consulta sobre o andamento de processos e auditorias, além de fornecer informações sobre unidades de atendimento, casos de urgência e emergência. Por meio do telefone 0800 062 1919, os beneficiários podem ainda solicitar a emissão de cartões, redefinir senhas, receber orientações sobre o aplicativo e esclarecer dúvidas relacionadas aos serviços oferecidos pelo maior plano de saúde do Estado de Goiás. Para ser atendido, é necessário informar o número de matrícula do Ipasgo Saúde ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

No mês de março, o 0800 do Ipasgo Saúde foi atualizado com o acréscimo de um zero, passando de 0800 62 1919 para 0800 062 1919. A mudança adequa a instituição ao novo padrão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e permite a adoção de um sistema de atendimento interno em conformidade com as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).