Ipasgo Saúde oferece curso de educação financeira e chance de ganhar Kindle e Alexa
Ação marca o lançamento da campanha “Saúde Financeira: Cuide do seuBolso como o Ipasgo Saúde Cuida de Você”. Para concorrer aos prêmios, beneficiários do plano de saúde devem concluir o curso até dia 19 de maio
.jpg)
Rafael Rodrigues
Gerência de Comunicação Social (Gecom)
O Ipasgo Saúde abriu inscrições para que beneficiários participem de curso voltado à educação financeira. Na ação, que integra a primeira edição da campanha "Saúde Financeira: Cuide do Seu Bolso como o Ipasgo Saúde Cuida de Você", haverá sorteio de Kindle e Alexa para os participantes que concluírem a formação até o próximo domingo, 19 de maio. O objetivo do plano de saúde que assiste servidores públicos do Estado de Goiás é conscientizar os beneficiários sobre a importância de uma gestão financeira saudável.
Para participar, basta acessar o site ou as redes sociais do Ipasgo Saúde e clicar no formulário de inscrições. O curso é on-line, gratuito e com emissão de certificado de 8 horas complementares. “No Ipasgo Saúde, nossa missão vai além da saúde física. Estamos comprometidos em cuidar dos nossos beneficiários em todos os aspectos, incluindo o bem-estar emocional e a saúde financeira. Esta campanha reflete nosso compromisso com uma abordagem completa e holística para o cuidado com a saúde”, avalia o presidente do Ipasgo Saúde, José Orlando Ribeiro Cardoso.
Há dois cursos disponíveis para os beneficiários do Ipasgo Saúde, um sobre Finanças Pessoais e outro sobre Finanças para Microempreendedor Individual (MEI). Para concorrer aos prêmios, basta que um deles seja concluído até o final desta semana. Os contemplados poderão escolher entre os dois tipos de prêmios disponíveis: Kindle ou Alexa. Os sorteios serão realizados na próxima segunda-feira, dia 20, e os resultados serão divulgados nas redes sociais do Ipasgo Saúde: Instagram, Youtube e Linkedin.
O curso sobre Finanças Pessoais, cujo conteúdo total tem 1h50 de duração, aborda temas como relação com dinheiro, economia, juros, consumo, controle de gastos, orçamento pessoal, dívidas, endividamento, planejamento e investimentos. Já as aulas de Finanças para MEI tem 1h34 de duração e tratam de assuntos como vantagens e benefícios desta figura jurídica, indicadores macroeconômicos, gestão financeira, endividamento e acesso a crédito. As aulas são ministradas pelos educadores financeiros Louize Oliveira, Kelvin Saegussa, Eduardo Trigueiro e Renato Costa. A ação é uma parceria com o Sicoob UniCentro Br.
Impactos na saúde
A saúde financeira impacta diretamente na saúde física e mental dos brasileiros. Estudo da fintech Onze mostra que mais de dois terços da população do Brasil apresenta sentimentos negativos ao pensar sobre dinheiro, seja ansiedade, preocupação, desânimo ou tristeza. E, há um dado ainda mais preocupante: os problemas financeiros estão, cada vez mais, causando problemas psicológicos nas pessoas.
Entre todos que afirmaram ter sentimentos negativos ao pensar em dinheiro, 64% disseram que as contas já afetam sua saúde mental e qualidade de vida. Entre os principais problemas causados pela falta de saúde financeira, se destacam a ansiedade e a insônia, mas também há relatos de depressão, problemas em relacionamentos amorosos e familiares e, até mesmo, impactos na saúde física. O estudo foi realizado em todas as capitais brasileiras com o objetivo de identificar como os consumidores enxergam a própria relação com o dinheiro, como agem e o conhecimento que têm das questões financeiras.
Apesar disso, levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aponta que seis em cada dez brasileiros (58%) admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira.