Especialista de renome nacional, Carmita Abdo capacita em câncer de mama equipe do Ipasgo Saúde

Psiquiatra e outros profissionais de renome nacional participam do 1º Workshop de Capacitação de Gestores e Auditores do Ipasgo Saúde em Câncer de Mama. Ação faz parte das estratégias para redução de incidência da doença em Goiás

Foto: Divulgação


Giselle Vanessa Carvalho
Gerência de Comunicação Social (Gecom)

Uma das maiores especialistas do país, a psiquiatra Carmita Abdo estará em Goiânia nesta terça-feira, 19, para o 1º Workshop de Capacitação de Gestores e Auditores do Ipasgo Saúde em Câncer de Mama, doença que vitimou pelos menos 1.993 goianas entre 2020 e 2023, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) . O objetivo da instituição é ampliar as estratégias para diagnóstico precoce do câncer de mama, condição que eleva para 95% as chances de cura, e colaborar com a redução da incidência em um Estado que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), deve ter registrado 1.970 casos no ano passado. Desses, 630 apenas em Goiânia.

Desde 2022, 12.731 beneficiárias do plano de saúde começaram tratamento de câncer de mama. Uma delas é a professora Rosana Alencar. “O que conta no tratamento oncológico é o tempo”, alerta. Entre 2022 e 2023, o número de atendimentos provocados pela doença cresceu mais de 9%. Um avanço que, de acordo com o Presidente do Ipasgo Saúde, José Orlando Ribeiro Cardoso, ilustra a importância das abordagens preventivas, bem como da melhoria e da modernização dos cuidados com a saúde das servidoras públicas e de seus familiares, público que compõe os quase 600 mil beneficiários do Ipasgo Saúde. 

 “O investimento em capacitação e a disseminação do conhecimento são pilares essenciais na luta contra o câncer de mama. Acreditamos que a informação é a melhor ferramenta para promover o diagnóstico precoce e, consequentemente, reduzir os casos da doença,” avalia José Orlando. Por isso, o workshop com Carmita Abdo e outros especialistas de renome nacional inaugura uma série de ações que será realizada pela instituição com o propósito de aumentar a conscientização e os recursos disponíveis para tratamento de doenças. 

Aos gestores e auditores da área da saúde, a psiquiatra, autora de 10 livros, presidente da Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (ABEMSS), doutora e livre-docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), abordará os desafios do diagnóstico em mulheres jovens e o impacto da doença na sexualidade. A capacitação, com foco nos mais recentes avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, bem como na discussão de estratégias de gestão e acesso aos cuidados de saúde, também tratará das perspectivas de gestão em saúde na detecção e tratamento precoce do câncer de mama, tema a cargo da diretora da Caixa de Previdência e Assistência dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde (CAPESESP) e da Indicadores da Sociedade Internacional de Farmacoeconomia e Pesquisa de Desfechos (ISPOR) Capítulo Brasil, Juliana Busch. 

O evento, que acontece no auditório do Ipasgo Saúde, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, a partir das 10h30, ainda terá participação especial do diretor sênior de Acesso ao Mercado e Assuntos Corporativos da Eli Lilly no Brasil, Carlos Ferreira, que enriquecerá o debate em relação ao setor farmacêutico.

Além do investimento em capacitação dos profissionais, desde 2022 o Ipasgo Saúde isenta de coparticipação, durante o Outubro Rosa, a realização de mamografias simples em mulheres com mais de 40 anos. Nesses dois anos, 7.038 beneficiárias tiveram acesso ao exame sem qualquer custo. O benefício também está garantido em 2024.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.