Ipasgo garante a segunda maior arrecadação de bolsas de sangue em 2021 para o Hemocentro de Goiás
Com quase 300 doações de servidores, Instituto conquista posição de destaque entre as contribuições realizadas pelas 125 unidades parceiras da Rede Hemo no ano passado. Anualmente, autarquia desenvolve três edições do projeto Ipasgo Solidário para ampliar conscientização e reforçar o estoque dos bancos de sangue do Estado

Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) recebeu, nesta sexta-feira (01), durante o lançamento de quatro programas para incentivo à doação voluntária de sangue, uma homenagem da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e da Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo, pela realização do projeto Ipasgo Solidário. Em 2021, a inciativa garantiu 291 doações de servidores da autarquia. Com esse resultado, o Instituto obteve a segunda maior arrecadação de bolsas entre as 125 unidades parceiras do Hemogo.
Para ampliar o estímulo da doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea no estado, o Governo de Goiás lançou os programas Empresa Solidária, Hospital Parceiro, Instituição Parceira e Doador do Futuro.
A parceria entre o Instituto e o Hemocentro Estadual ocorre desde 2014. Por ano, são realizadas três edições do Ipasgo Solidário. A primeira de 2022, ocorrida em março, resultou em 93 bolsas arrecadas. A gerente de Gestão de Pessoas da autarquia, Bruna Assenção, uma das responsáveis pela inciativa, celebrou o reconhecimento do Hemogo. “O Ipasgo se sente honrado e orgulhoso por esta parceria. A cada ação para coleta de sangue, reforçamos com nossos servidores a importância deste ato de amor, que oferece às outras pessoas novas oportunidades de recomeçar a própria vida. Assim, temos ampliado o número de doadores”, afirma Bruna.
De acordo com o Hemogo, a demanda média mensal de sangue, em Goiás, é de aproximadamente 4 mil bolsas. Cada doação pode salvar até quatro vidas. Atualmente, a Rede Hemo é responsável por fornecer sangue e hemocomponentes para 222 unidades de saúde em todo o estado.
Para ser um doador é necessário estar saudável, pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Na hora de fazer a doação, tem que apresentar um documento com foto válido em todo o território nacional. Para mais informações, acesse o site do Hemogo: hemocentro.org.br.
Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) - Governo de Goiás