Ipasgo reforça ações do Setembro Amarelo

Prevenir o suicídio e promover a valorização da vida são objetivos do Instituto de Assistência ao Servidor do Estado de Goiás (Ipasgo) ao aderir à campanha Setembro Amarelo, que discute a importância da saúde mental da população. Nas redes sociais do órgão, os internautas acompanham diariamente o Calendário da Gentileza, com postagens de frases positivas e dicas de gestos que podem mudar o dia. A iniciativa também foi adotada nos corredores da sede do instituto para atingir os usuários e os colaboradores.
O Ipasgo entende que, mais do que nunca, ações dessa natureza são importantes para a população. Isso porque, em 2020, a campanha Setembro Amarelo ganhou ainda mais importância em razão do isolamento social a que muitos estão submetidos. Notícias, restrições para frequentar estabelecimentos, desemprego, perda de pessoas próximas, entre outras alterações na rotina por conta da pandemia, interferem diretamente na saúde mental de grande parte das pessoas.
Por exemplo, durante a pandemia na China, os profissionais de saúde relataram altas taxas de depressão (50%), ansiedade (45%) e insônia (34%) e, no Canadá, 47% destes trabalhadores apontaram a necessidade de suporte psicológico. E, mesmo que seja um assunto delicado, quando se fala em saúde mental também se faz necessário discutir a prevenção ao suicídio.
Para se ter ideia, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 96% dos casos de autoextermínio estão relacionados a transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias ilícitas – sendo as três principais causas de morte de pessoas entre 15 e 29 anos no mundo. Só no Brasil, em 2016, foram 13.467 casos registrados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O presidente do Ipasgo, Hélio José Lopes, reforça a importância de se discutir a saúde mental. "Quem está passando por um momento difícil, muitas vezes acha que está sozinho. Mas a nossa intenção é justamente mostrar para os nossos usuários e colaboradores que o instituto se preocupa com isso. Somos solidários à dor do outro", afirma.
Quem precisa de apoio pode contar ainda com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece suporte emocional com o foco na prevenção ao suicídio. O atendimento é feito, de forma gratuita e sigilosa, a todas as pessoas que precisam conversar, basta entrar em contato com uma equipe altamente capacitada pelo telefone 188.
Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) - Governo de Goiás