Grupos de saúde preventiva se confraternizam em festa junina
Atualmente cerca de 200 usuários do Ipasgo participam dos programas de prevenção oferecidos pelo Instituto: Ipasgo na Prevenção à Obesidade, Ipasgo sem Tabaco, Liga da Hipertensão Ipasgo e Melhor Idade Saúde Ipasgo. O Instituto mantém ainda o programa Ipasgo no Apoio à Mãe e Bebê, mas o formato é diferente, sendo que cada grupo tem duração de uma semana.
Elizete Cristina, participa do grupo de Prevenção à Obesidade há 6 meses, disse estar muito feliz com os resultados dos encontros e ainda falou da alegria em poder compartilhar momentos como esse. "O Arraiá é uma maneira da gente interagir com os colegas dos outros grupos". O filho de Elizete também participa do grupo de Prevenção à Obesidade e a mãe dela, do grupo Melhor Idade Saúde Ipasgo. A primeira consulta com geriatra da dona Lázara, mãe de Elizete, foi realizada no programa de prevenção. "Eu achava que precisava consultar apenas com um clínico geral, depois que comecei a participar do Melhor Idade já tive várias consultas e estou achando maravilhoso `…` Estou gostando muito dessa confraternização. Já tenho 29 anos de contribuição e ainda não tinha visto nada parecido como essa atenção aos usuários", disse ela.
Erasmo Barros, participante do grupo Ipasgo Sem Tabaco, também estava na confraternização "Hoje além de recebermos atendimento médico, aproveitamos e nos divertimos muito. A festa está uma delícia", disse ele.
Os programas - Até o ano passado os programas eram baseados principalmente na realização de oficinas, mas a partir de 2017, a metodologia foi modificada e os participantes passaram a ter consultas com médicos, além dos outros profissionais de saúde, que já faziam parte da equipe. Os profissionais analisam as necessidades de cada participante e fazem os agendamentos das consultas. No total 3 médicos entraram nos programas: um clínico geral, um cardiologista e um geriatra.
Outra inovação dos programas para este ano foi que ao final de cada grupo, a equipe de saúde preventiva vai fazer uma avaliação com cada participante e aqueles que ainda não conseguiram atingir seus objetivos vão continuar tendo acompanhamento dos profissionais de saúde. "A ideia é criar um vínculo com o participante para que ele alcance a meta desejada, seja parar de fumar, seja emagrecer ou outro objetivo proposto", detalha a gerente de ação preventiva, Josi Anny Antunes.
Além das consultas, os programas também contam com encontros coletivos periódicos, que variam de um programa para outro. No caso do Melhor Idade Ipasgo Saúde as oficinas são mensais, quando são desenvolvidas diversas atividades como terapia ocupacional e terapia de grupo.
As inscrições para os programas de saúde preventiva seguem abertas pelo telefone (62) 3238.2708.
``>