Unidade Móvel do Hemocentro coleta mais de 100 bolsas de sangue no Ipasgo

A 6ª campanha de doação de sangue realizada no Ipasgo pelo Hemocentro bateu recorde de bolsas coletadas. Ao todo mais de 150 colaboradores e usuários fizeram cadastro e 109 concluíram a doação. A campanha foi realizada nesta quinta-feira, 1, e sexta-feira, 2, e faz parte da política de responsabilidade social do Instituto.

 

 

Uma das coordenadoras da equipe móvel, Márcia Silva, elogiou a organização da campanha e o número de doações. "Foi um número excelente que vai ajudar muito o Hemocentro. A capacidade de nossa unidade móvel é limitada, só tem 4 cadeiras, então a coleta é mais demorada. E mesmo com essas restrições nós conseguimos uma boa quantidade de bolsas, que vão salvar muitas vidas".

 

A coordenadora explicou que o processo para a conclusão da doação de sangue é um pouco demorado, porque é muito criterioso, para garantir ao máximo a qualidade do sangue coletado e evitar desperdícios posteriores. "Mesmo que o sangue passe por diversos exames de padrões internacionais, precisamos ter muito cuidado para não perder todo o trabalho, com um sangue que não vai poder ser usado, por isso, tantas restrições", explicou.

 

O processo começa com o cadastro do possível doador. Em seguida é feita a triagem hematológica, que verifica os sinais vitais, como pressão arterial e temperatura. O próximo passo é a triagem clínica, uma espécie de entrevista, em que é anotada a "história" do doador, com relação a doenças ou outras situações que possam impedir a doação de sangue. Por último se ele estiver apto, é feita a coleta do sangue. Todo o processo é acompanhado por profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, para garantir a segurança do doador. Ao final ele recebe um lanche completo para garantir a nutrição adequada após a doação.

 

Depois de 30 dias da doação, o doador também pode pegar os resultados dos exames que são feitos no sangue. A entrega é feita somente ao doador, na sede do Hemocentro, na avenida Anhanguera, 5195, no Setor Coimbra, em Goiânia. Ele deve levar um documento oficial com foto.

 

Parceria - Desde 2014 o Ipasgo realiza pelo menos, duas campanhas de doação de sangue no Instituto, por ano. As datas escolhidas são sempre próximas a feriados ou férias escolares, períodos em que os bancos de sangue de todo o país mais precisam dos hemoderivados. Esta campanha vai ajudar a reforçar os estoques do Hemocentro para as festas de fim de ano e para as férias de verão. A iniciativa visa, além de aumentar os estoques do banco de sangue público, ajudar a promover a cultura da doação. O Hemocentro de Goiás é responsável pelo fornecimento de hemoderivados a todos os hospitais públicos do Estado de Goiás, que somam cerca de 90 unidades. Para se ter uma ideia da demanda, só o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) necessita de cerca de mil bolsas de sangue mensalmente. O Hemogo tem capacidade para receber até 250 doadores todos os dias e para armazenar até mil bolsas de sangue. No entanto, apenas de 60 a 90 pessoas buscam o banco dispostas a doar sangue diariamente.

 

``>