Clínica Móvel da Mulher segue levando prevenção ao câncer

Há cerca de 3 meses, quando a Clínica Móvel da Mulher esteve na cidade de Cristalina, a usuária do Ipasgo Maria Gomes de Lima, aproveitou para colocar os exames de prevenção ao câncer em dias. A mamografia detectou um nódulo no seio. Uma equipe do Ipasgo entrou em contato com a aposentada, que procurou um médico, realizou mais exames e confirmou o diagnóstico de câncer de mama. Agora ela está fazendo tratamento com isenção de coparticipação na quimioterapia e radioterapia. A usuária ficou tão satisfeita com a descoberta precoce da doença, que fez questão de registrar um elogio na Ouvidoria do Instituto, agradecendo principalmente o atendimento inicial e o custo zero no tratamento.

 

A aposentada foi uma das mais de 710 mulheres que fizeram exames na Clínica Móvel em 2015 e cujos resultados apresentaram alterações. Todas foram contatadas e encaminhadas para atendimento médico na rede credenciada do Ipasgo. Além disso, uma assistente social do Instituto está fazendo o acompanhamento das pacientes em tratamento.

 

Este é o objetivo da unidade volante: fazer a prevenção dos cânceres que mais atingem as mulheres, que são de mama, de colo de útero e de ovários. A unidade percorre as cidades do interior do Estado oferecendo os exames capazes de detectarem os tumores, como mamografia, ultrassonografia e citologia vaginal. Em um ano e meio de funcionamento a Clínica Móvel da Mulher já realizou mais de 15.300 atendimentos à mulheres usuárias do Ipasgo Saúde, em 55 municípios visitados.

 

O câncer de mama - No Brasil milhares de mulheres morrem de câncer todos os anos, pela falta de um diagnóstico precoce, por isso a prevenção é tão importante. De acordo com o Inca – Instituto Nacional de Câncer – o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e também o que mais leva a óbito. Ainda segundo o Instituto, quando detectado em fase inicial a grande maioria dos casos tem chance de cura. A recomendação do Ministério da Saúde para realizar mamografia é para mulheres acima de 50 anos, mas os outros exames preventivos podem e devem ser feitos em qualquer idade. Na Clínica Móvel da Mulher as usuárias com 40 anos ou mais já podem fazer a mamografia.

 

A Clínica Móvel da Mulher tem um consultório médico, sala para a coleta de material para exames, um mamógrafo e um ultrassom, além de uma equipe especializada na atenção à mulher. E os exames não têm nenhuma incidência de coparticipação.

 

Apesar de o alvo ser a prevenção ao câncer, os exames acabam apontando sinais de outras doenças também como cistos, distúrbios da tireoide e cálculos biliares.

``>