Agendamento avança e chega às maiores cidades do Estado
O sistema próprio de agendamento foi criado em 2013 como parte de um projeto para solucionar as dificuldades enfrentadas pelos usuários na marcação de consultas, principalmente em algumas especialidades, e procedimentos. Em princípio, foi implementada só em Goiânia, como projeto piloto. Como a iniciativa apresentou bons resultados, o sistema próprio de agendamento foi incrementado e ampliado.
Para incentivar a adesão dos profissionais, no ano passado, o governador Marconi Perillo autorizou o reajuste de 50% no valor pago pela consulta aos médicos que passassem a integrar o sistema. A partir daí, o interesse aumentou e as equipes da Coordenação de Gestão de Agenda de Consultas e Procedimentos passaram a fazer visitas também aos prestadores do interior.
Site e aplicativo – Buscando aproximar o usuário do novo sistema, as equipes de Tecnologia da Informação investiram para oferecer mais opções para o agendamento. No segundo semestre de 2015, a marcação de consultas passou a ser feita também pelo site do Ipasgo (www.ipasgo.go.gov.br), bastando para isso, o usuário ter o número da matrícula e uma senha, que é cadastrada pelo Teleatendimento, no 0800.621919.
Ainda em 2015 o aplicativo Ipasgo Fácil ampliou ainda mais o leque de alternativas do agendamento. A ferramenta deu ao usuário a opção de marcar sua consulta sem a interferência de terceiros, em seu celular ou tablet. O dispositivo, de fácil utilização, traz funcionalidades como a opção de desmarcar ou adiar a consulta e até o direcionamento para serviços de GPS.
Hoje, cerca de 1500 médicos credenciados estão no sistema de agendamento próprio do Instituto e em 2015, mais de 650 mil consultas foram agendadas pelo sistema.
Avaliação e aperfeiçoamento – Mesmo com os bons resultados já obtidos com a nova modalidade, o sistema está sendo constantemente avaliado e ajustado, conforme as demandas vão surgindo.
Segundo o gerente de regionais e postos, Renee Fernandes, uma das novidades no próximo mês de março, é que o sistema de marcação vai ser disponibilizado para as unidades de atendimento do interior do Estado. A partir daí os usuários que fazem o agendamento pelo telefone, poderão fazê-lo ligando nos postos de atendimento e não mais apenas no Teleatendimento, o que vai trazer diversos benefícios, além de descongestionar o 0800.
Além disso, o atendimento feito pelos profissionais credenciados também será avaliado. Renee Fernandes explica que no momento da marcação, os atendentes estão questionando os usuários sobre a conduta dos profissionais em consultas anteriores. A partir do próximo mês, os segurados que marcarem consulta pelo sistema de agendamento, também vão receber um questionário, via mensagem de celular (SMS), sobre o atendimento feito pelos médicos.