Clínica Móvel da Mulher atende usuárias durante 4 dias em Goianésia

A partir desta quinta-feira, 18, as usuárias do Ipasgo da região de Goianéisa poderão fazer exames de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero mais próximo de suas casas. Durante 4 dias elas vão realizar consultas, mamografias e ultrassonografias e ainda a coleta de material para exame de papanicolau na Clínica Móvel da Mulher, que estará no município até a próxima terça-feira, 23.

Goianésia é a 5ª cidade a receber a visita da Clínica Móvel, uma unidade itinerante com estrutura completa para a prevenção dos dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres. A iniciativa visa facilitar a vida das usuárias, levando os exames onde elas estão, haja visto, que muitas cidades do interior do Estado não oferecem esses serviços, principalmente a mamografia. E integra a política de ação preventiva desenvolvida pelo Ipasgo, que visa proporcionar melhor qualidade de vida aos usuários, através da orientação para adoção de hábitos saudáveis e ainda, do diagnóstico precoce de doenças.

Na cidade, o atendimento da Clínica Móvel da Mulher está contando com todo apoio da prefeitura municipal, que já mantém convênio com o Ipasgo. Nesta quarta-feira, 17, a convite do presidente do Ipasgo, Francisco Taveira Neto, o prefeito de Goianésia visitou a unidade. Na oportunidade, Jalles Fontoura, ressaltou o caráter inovador da iniciativa, que além de fazer o atendimento itinerante, ainda desperta a consciência para a importância da prevenção. Ele ressaltou ainda a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo Instituto na atual gestão. "O presidente Taveira tem feito um trabalho eficaz. Aqui em Goianésia, o posto foi reformado e o atendimento deu um salto qualitativo", elogiou Jalles Fontoura.

O presidente do Ipasgo agradeceu a parceria da prefeitura, que viabilizou a ida da Clínica Móvel ao município. Francisco Taveira Neto conclamou ainda todas as usuárias da região a aproveitarem a oportunidade e fazer a prevenção de uma doença tão grave. "A Clínica está aí à sua disposição. Venham e façam uso dos serviços", finalizou.

A Clínica Móvel da Mulher vai atender em Goianésia nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19, e na segunda e terça, 22 e 23. No município são quase 3.800 usuárias, dessas mais de 1.800 com mais de 45 anos, portanto já em idade de realizar mamografias, segundo recomendação do Ministério da Saúde. O exame é a principal arma no combate ao câncer de mama, pois assegura o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo for descoberto, maiores as chances de cura. Neste tipo de tumor, segundo o IBCC, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, as possibilidades ultrapassam os 95% . A unidade realiza ainda ultrassonografias para a prevenção do câncer de colo de útero e para mulheres gestantes.

Na Clínica Móvel, as mulheres passam por uma triagem e em seguida, são encaminhadas para os exames. Na entrega dos resultados, as usuárias que apresentaram alterações nos exames já são encaminhadas para tratamento ou exames complementares na rede credenciada ao Instituto. Outro benefício é que todos os procedimentos feitos na unidade móvel não há cobrança de coparticipação. O custo integral é arcado pelo Instituto.

Usuárias interessadas em fazer os exames devem ir, com o cartão do Ipasgo, RG e CPF, diretamente à Clínica Móvel, que está estacionada em frente ao Posto de Atendimento do Ipasgo, em Goianésia, que fica na Rua 31, nº 423 – Centro. O atendimento é por ordem de chegada.

``>

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.