Novo Arquivo Central dá mais segurança aos documentos do Ipasgo
Durante a solenidade, o presidente do Ipasgo lembrou da parceira positiva entre o Instituto e a Goiasprev. Francisco Taveira Neto ressaltou que a sede própria do arquivo é um dos marcos da nova fase vivida pelo Instituto, de respeito aos mais de 600 mil usuários do Ipasgo Saúde, fruto de uma gestão séria e responsável, que coloca os interesses do servidor público, em primeiro lugar. "O nosso arquivo chega com essa perspectiva. A busca de um local adequado, que proporcionasse a técnica correta para garantir a integridade de um pouco da nossa história sempre foi um desafio. Temos instalação e equipamentos modernos, com itens de segurança obedecidos", disse ele.
O governador Marconi Perillo ressaltou que a inauguração é simbólica, pois resulta de uma ordem dada por ele a todos os órgãos do governo de modernizar suas estruturas, em todos os aspectos. "Hoje nós temos muito a comemorar. Esse prédio simboliza a modernidade e a excelência, e assim terá que ser em todos os órgãos do nosso governo", prometeu Marconi Perillo. O governador também elogiou o trabalho em parceria desenvolvido pelo Ipasgo e a Goiasprev. "Esse diálogo entre o Ipasgo e a Goiasprev deve ser modelar para os outros órgãos", disse ele.
Toda a diretoria da Goiasprev esteve presente à solenidade. A presidente do órgão, Marlene Alves, agradeceu ao Ipasgo pela parceria e lembrou que somente nesta gestão, houve uma preocupação em proporcionar uma estrutura física para cuidar da previdência dos servidores públicos do Estado. E falou da importância de um local adequado para preservar a documentação dos servidores. "Aqui vão ficar todos os dossiês previdenciários do funcionalismo público de Goias. Com essa iniciativa pioneira, estamos respeitando a memória dos servidores", encerrou.
Histórico – Há muito tempo existe no Ipasgo uma preocupação em organizar o arquivo, pela importância da preservação dos documentos, alguns históricos, inclusive. Uma série de eventos culminou na decisão de comprar uma nova área para abrigar o Arquivo. Até o início deste ano, os documentos do Ipasgo eram em um prédio localizado no Setor Universitário, um local inadequado para o arquivamento. Além de tudo, o espaço estava pequeno para abrigar os mais de 2 milhões de processos, existentes desde a criação do Instituto, em 1962.
No ano passado, a Secretaria de Gestão e Planejamento editou uma Instrução Normativa orientando os órgãos do governo estadual a cumprirem a lei que trata do assunto, com vistas a garantir a integridade do patrimônio documental da Administração Pública do Estado de Goiás. Com a decisão de se criar um ambulatório próprio para atendimento dos nossos usuários, resolveu-se utilizar o prédio do Setor Universitário, que fica num local de fácil acesso, e comprar uma nova área para abrigar o arquivo.
O galpão, de 2 pavimentos, foi adquirido em março deste ano e passou por uma obra de reforma e adaptação física, que custou R$ 168 mil. São 2.258 m² de área construída No projeto foram observadas todas as normas de segurança e prevenção e combate a incêndios, o que é essencial para um local que abriga toneladas de papel.
O Ipasgo é um dos 3 órgãos do governo do Estado de Goiás que está em consonância com a Instrução Normativa da Segplan. Já tem a Tabela de Temporalidade Própria, uma Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e agora, uma sede própria e adequada para a guarda e conservação dos processos.
O mobiliário adquirido é moderno e conta com 934 estantes deslizantes.
``>