Histórico

ORIGEM DO IPASGO

Histórico

O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás – IPASGO é hoje referência nacional na área de assistência à saúde, oferecendo uma ampla rede credenciada de profissionais, clínicas, laboratórios e hospitais aos seus quase 700 mil usuários. A chegada do novo milênio motivou o Ipasgo a planejar e adotar um novo modelo organizacional com foco no cliente, parcerias com benefícios mútuos, equilíbrio financeiro, produtividade e gestão transparente, visão, missão e planejamento estratégico.

A definição de metas e objetivos gerou conceitos e atitudes incorporados a essa nova filosofia gerencial. As ações empreendidas resultaram em saneamento das contas, descentralização administrativa, humanização do atendimento, agilidade nos processos e desenvolvimento de programas especiais.

A consolidação do novo modelo organizacional veio, inicialmente, com os resultados da Lei nº 14.081, que instituiu o Ipasgo Saúde em abril de 2002, e, recentemente, com a Lei nº 16.474, de 27 de janeiro de 2009, que alterou a Lei nº 14.081, adequando às necessidade atuais as demandas do Instituto e de seus usuários, colaboradores, prestadores e fornecedores. Apesar de a assistência ser facultativa para o servidor, o número de adesões ao Ipasgo Saúde cresce a cada dia, demonstrando a credibilidade que o Instituto desfruta junto aos seus usuários, à rede credenciada e à sociedade.

Os desafios, no entanto, continuam, e o Ipasgo não os ignora. Ao contrário, monitora diariamente seus processos com o objetivo de promover melhorias nas áreas necessárias, sempre levando em conta sua história, seus usuários e colaboradores. O Instituto pode ser traduzido hoje por palavras como modernidade, competitividade e transparência. Veja a seguir o histórico do Ipasgo desde a sua criação até os dias atuais, com a relação de todos os dirigentes que já passaram pelo órgão.

DÉCADA DE 60

Histórico

Em 22 de outubro de 1962, no governo de Mauro Borges, através da Lei nº 4.190, nascia o Ipasgo - Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado de Goiás, entidade autárquica e estadual, dotada de personalidade jurídica de direito público interno, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. O primeiro presidente foi Jahyr Abrão Estrela, e o Instituto foi instalado na Rua 01 com a Avenida Goiás, Centro.

Presidentes:

  Jahyr Abrão Estrela
de 29/11/62 a 31/01/66
  Luiz Fernando da Silva
de 01/02/66 a 15/03/71

 

DÉCADA DE 70

Histórico

Em 1971 o Ipasgo transfere-se para sede própria à  Rua 02, Centro, no Edifício Rio Vermelho. O ano de 1972 é marcado pelo início do funcionamento da área odontológica, que ficava na Anhangüera, onde hoje é o prédio do Palácio do Comércio. Os cirurgiões dentistas eram do próprio Instituto. Nessa época não existiam odontólogos credenciados como hoje.

Presidentes:

  Luiz Fernando da Silva
de 01/02/66 a 15/03/71
  Ary Jacomossi
de 16/03/71 a 15/05/75
  Oscar Soares de Azevedo Júnior
de 16/03/75 a 06/06/76
  Fued Taufic Rassi
de 07/06/76 a 15/03/79
  José Ferreira Pires Filho
de 16/03/79 a 08/02/83

 

DÉCADA DE 80

Histórico

Em 12 de maio de 1983, pelo Decreto nº 2.215, é criada a primeira Diretoria Administrativa do Ipasgo, que substituiu o Departamento de Administração. O primeiro diretor foi Adhil de Amorim. Em 1987 o Ipasgo tem, pela primeira vez, uma mulher no cargo de diretora. Graciara Matos de Azevedo foi diretora de Assistência no período de março de 1987 a março de 1988. Em 1983 é aberta a Farmácia do Ipasgo, com a proposta de levar aos segurados medicamentos com 40% de desconto. Na época, o beneficio era inédito no país. As farmácias distribuíam também gratuitamente os remédios da Central de Medicamentos - (CEME).

Presidentes:

  José Ferreira Pires Filho
de 16/03/79 a 08/02/83
  Joceli Machado
de 09/02/83 a 14/03/83
  Luís Rassi
de 15/03/83 a 05/02/86
  José Quinan
de 06/02/86 a 13/06/87
  Lício Gabriel Borges de Andrade
de 15/06/87 a 05/01/90

 

DÉCADA DE 90

Histórico

Em março de 1999 o Ipasgo muda para sua atual sede, no Setor Pedro Ludovico. Nela são centralizados todos os serviços oferecidos, além da área administrativa. O Departamento Odontológico foi a último a se mudar para o Setor Pedro Ludovico.

Presidentes:

  Lício Gabriel Borges de Andrade
de 15/06/87 a 05/01/90
  Roberto Maia Arantes
de 01/02/09 a 14/03/91
  Carlos Luz Elias
de 15/03/91 a 06/02/94
  Bento Xavier de Almeida
de 07/02/94 a 31/12/94
  Délio de Souza Bastos
de 01/01/95 a 12/05/97
  José de Fátimo Moreira
de 15/05/97 a 02/04/98
  Arédio Teixeira Duarte
de 03/04/98 a 21/11/98
  Naudiomar Elias de Souza
de 22/11/98 a 31/12/98
  Gedyr Vieira da Silva Júnior
de 01/01/99 a 09/11/99
  Jeovalter Correa dos Santos
de 10/11/99 a 31/12/01

 

SÉCULO 21 – A partir de 2001

Histórico

Em dezembro de 2001, o IPASGO foi recomendado para a certificação NBR ISO 9001:2000, sendo o primeiro Instituto de Assistência e Previdência no país a ter seus serviços certificados, segundo normas internacionais de qualidade. Fato que lhe confere um marco tão importante quanto o de 1962, quando foi criado. As melhorias implantadas no órgão e os resultados que culminaram na certificação NBR ISO 9001:2000 do Instituto em 2002, foram possíveis graças a uma administração honesta, transparente e que priorizou a política do foco no cliente.

A década marca a preocupação do Ipasgo em atingir a sua máxima de qualidade, atendendo aos princípios da gestão da qualidade. Garantindo esse salto, em 2009 o Instituto chega aos 47 anos com quase 700 mil usuários, mais de 5,4 mil prestadores de serviços e 11 regionais distribuídas em 82 postos de atendimento espalhados em todo o Estado.

Entre as principais conquistas do Ipasgo nos últimos anos estão:

  • Certificação ISO 9001:2000;
  • Padronização do atendimento;
  • Informatização total dos procedimentos do Ipasgo;
  • Gestão baseada no Planejamento Estratégico;
  • Criação da Ouvidoria - canal de comunicação com o cliente;
  • Criação do Multiatendimento - área que reúne todos os serviços de atendimento ao cliente, localizada no piso térreo da sede;
  • Criação do Atendimento Preferencial - exclusivo para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, localizado no piso térreo;
  • Cartão Magnético - projeto Ipasgo sem fila, que possibilita atendimento descentralizado, ágil e de qualidade aos usuários;
  • Página na internet - oferecendo vários serviços on-line;
  • Faturas eletrônicas - envio pela internet da prestação de serviços de assistência à saúde das entidades e profissionais credenciados junto ao Instituto;
  • Auditoria eletrônica corretiva - programa de análise informatizada da fatura eletrônica que subsidia o auditor de informações detalhadas do atendimento prestado ao segurado;
  • Auditoria eletrônica autorizativa - programa de autorização de procedimentos baseado em dados informatizados;
  • Mapeamento de processos - agilização no fluxo dos processos;
  • Ampla cobertura médica

Vários programas que beneficiam diretamente seus usuários também são oferecidos, como o Programa de Prevenção Oral, que oferece limpeza e prevenção da saúde bucal por preço mais acessível, e o Ipasgo Domiciliar, que atende pacientes oncológicos em fase terminal, dependentes de oxigênio e doentes crônicos. Eles são assistidos por uma equipe multidisciplinar que apóia também seus familiares. O programa foi criado para diminuir o ônus para o Ipasgo com internações recorrentes. O Programa de Apoio Social (PAS) é outro benefício que consiste do desconto concedido na co-participação para o servidor estadual ativo e inativo e seu grupo familiar após avaliação socioeconômica para os tratamentos crônicos e onerosos.

O usuário conta com vários canais de comunicação com o Instituto, entre eles o 0800, internet, quiosques de auto-atendimento, postos de atendimento Vapt-Vupt e nas 11 Regionais e Postos de Atendimento no interior do Estado. Para garantir a manutenção da certificação do sistema de gestão da qualidade, o Ipasgo sempre investe na qualificação de seus colaboradores e na modernização de sua gestão.

O Instituto, adeso ao Programa Qualidade Goiás, foi premiado em todas as edições do Prêmio Qualidade do Governo de Goiás - PPQG, que foi instituído em 2000 pelo Governo, com o objetivo de resgatar o verdadeiro valor do serviço público, disseminando idéias sobre os benefícios da qualidade, a importância da participação do servidor no processo de mudança e a busca contínua pela qualidade no serviço público, bem como melhorias no desempenho dos serviços prestados.

Todos dentro do Instituto sabem que essa conquista não é um fim em si mesmo, mas um caminho, um norte, uma ferramenta de gestão, uma vitrine que precisa ser polida diariamente, para poder continuar com esse brilho que lhe é conferido com muito trabalho e dedicação. Os colaboradores do IPASGO são conscientes da sua responsabilidade e dispostos, cada um na sua função, a continuar desempenhando o seu papel de fazer do Instituto uma referência junto aos seus usuários/clientes e toda a sociedade.

Presidentes:

  Jeovalter Correa dos Santos
de 10/11/99 a 31/12/01
  Antônio Bauer Maciel Batista
de 01/01/02 a 31/12/02
  Wanderley Pimenta Borges
de 01/01/03 a 08/12/05
  Nelson Siqueira de Moraes
de 09/12/05 a 20/08/07
  Alberane de Souza Marques
de 20/08/07 a 1º/05/08
  Geraldo Lemos Scarulles
de 02/06/2008 a 31/12/2010
  José Taveira Rocha
de 1º/01/2011 a 16/05/2012
  Sebastião Ferro de Moraes
de 16/05/2012 a 03/09/2012
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