Agendamento eletrônico agiliza e otimiza atendimento ao usuário
O sistema começou a ser implantado no mês de julho do ano passado, mas os primeiros meses foram de experiência e ajustes na nova ferramenta, que traz diversos benefícios para o usuário. O agendamento eletrônico é feito pelo telefone 0800.621919. São 16 atendentes que se revezam em 2 turnos, das 7h às 13 e das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados o serviço funciona até às 1h da tarde. A ligação é gratuita. O usuário pode ligar para agendar consultas ou qualquer tipo de procedimento.
O agendamento está sendo implantado gradativamente, já que o Ipasgo depende da adesão do prestador ao novo sistema. O profissional que adere ao teleagendamento disponibiliza no sistema do Instituto os horários disponíveis em sua agenda diária e como incentivo, recebe 10% a mais no valor das consultas. Hoje 264 profissionais já estão com as agendas disponíveis para o agendamento e este número vem aumentando a cada mês. Outro dado que aponta para o sucesso da ferramenta é a quantidade de agendamentos feitos pelo sistema. Em julho de 2013, quando foi iniciado o projeto piloto, foram feitas 233 marcações. Já no último mês de maio, o número quase dobrou. Ao total já foram feitos 4.670 agendamentos até o final do mês de maio.
Ao receberem as ligações, os atendentes fazem uma busca na agenda dos profissionais e já fazem a marcação na mesma hora. Caso a consulta seja para uma especialidade que ainda não tenha nenhum profissional ou para um procedimento que ainda não esteja no agendamento eletrônico, a marcação demora um pouco mais e é feita com outros prestadores de serviço credenciados. Mas em geral, o departamento tem conseguido agendar com no máximo, 12 horas.
Segundo o diretor de saúde do Ipasgo, Rogério Cândido da Silva, o sistema de teleagendamento é uma verdadeira revolução para o usuário do Ipasgo, já que ele não precisa mais ficar ligando para diversos profissionais na tentativa de conseguir uma consulta. Basta que ele entre em contato com o Instituto que vai encaminhar o pedido. Além disso, há uma melhor distribuição dos procedimentos entre os médicos credenciados, o que diminui o tempo de espera pelo atendimento. Ele acredita que em breve a maioria dos credenciados esteja no novo sistema. "A tendência é todo mundo aderir, porque para o prestador também é vantajoso", explica o diretor. Além disso, o agendamento eletrônico também evita a conduta de alguns poucos prestadores que ainda insistem em ficar adiando ao máximo o atendimento para o usuário Ipasgo.
Para conseguir mais adesões, os prestadores estão sendo procurados pelo Instituto, que a princípio enviou uma carta explicando o novo sistema. Em seguida, eles estão sendo visitados por colaboradores do Ipasgo que reiteram os benefícios da ferramenta, buscando novas adesões.
``>